De acordo com o ITIL*, a Performance é abordada dentro da área de Gerenciamento de Capacidade (Service Delivery), e é entendida como a forma em que é consumida a capacidade.
*ITIL - Infrastructure Technology Information Library.
Objetivos do Gerenciamento da Capacidade:
- Fornecer a capacidade adequada, em áreas específicas da Infra-estrutura de TI, na hora apropriada e com boa relação custo/benefício para atender às necessidades do negócio;
- Monitorar a performance dos serviços de TI e outros componentes de suporte, inciando atividades de ajuste para melhor utilizar os recursos;
- Influenciar a demanda de capacidade, verificando desperdícios;
- Produzir um Plano de Capacidade prevendo os recursos necessários para alcançar os níveis acordados no tempo adequado.
Subprocessos de Gerenciamento de Capacidade:
Gerenciamento de Capacidade do Negócio:
Assegurar que os requisitos futuros dos negócios para serviços de TI sejam considerados, tenham custo justificado, sejam planejados e implementados dentro do prazo.
Gerenciamento de Capacidade dos Serviços:
Monitorar, medir e gerenciar a performance dos serviços de TI e assegurar que eles atendam os SLAs, conforme acordado com o Cliente. Analisar, revisar e gerenciar a demanda de serviços.
Gerenciamento de Capacidade dos Recursos (nível tradicional):
Monitorar, medir e gerenciar os componentes e recursos da infra-estrutura de TI. Analisar e relatar a performance dos recursos.
Benefícios do Gerenciamento de Capacidade
- Maior estabilidade dos serviços - redução do risco de falta de capacidade
- Antecipação a problemas de capacidade e performance
- Eficiência dos serviços de TI e na utilização de recursos
- Capacidade suficiente para a carga de trabalho esperada
- Oportunidade para cobrar e/ou reduzir custos
- Melhores previsões de capacidade – processo próativo
- Antecipação de novas tecnologias
- Compra planejada é melhor do que "comprar em pânico"
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